Fin Adviser

Todas Notícias > PAÍS CONTROLA MAIS DE 66.396 ANTIGOS COMBATENTES REGISTADOS NA BASE DE DADOS DO ISSFAA

PAÍS CONTROLA MAIS DE 66.396 ANTIGOS COMBATENTES REGISTADOS NA BASE DE DADOS DO ISSFAA

  04 Jun 2024

PAÍS CONTROLA MAIS DE 66.396 ANTIGOS COMBATENTES REGISTADOS NA BASE DE DADOS DO ISSFAA

Mais de 66.396 antigos combatentes e veteranos da pátria foram confirmados como resultado do recadrastamento periódico em que são submetidos os candidatos de todo o país, informou o Secretário de Estado para Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchikanha.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira durante a 17ª sessão temática do programa Comunicar por Angola, com o tema: Programa de Melhoria do Bem Estar dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e do Sistema de Segurança Social das FAA, realizado no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM).

Segundo Domingos André Tchikanha, o processo de cadastramento e prova de vida é a via mais efectiva de controlo dos pensionistas, que são inseridos numa base de dados e incorporados no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado, gerido pelos Ministérios dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, das Finanças e da Administração do Território.

O responsável referiu que, fruto da estratégia de investimento e da interdependência, o executivo investiu na construção de escolas e hospitais que vêm beneficiando os antigos combatentes e suas famílias. Outros investimentos vêm sendo realizados, como a distribuição de 813 habitações nos últimos 4 anos, enquanto 2 mil casas foram projectadas para sua construção, aguardando apenas por financiamento.

“O projecto na educação e ensino vem sendo desenvolvido e beneficiou de bolsa de estudo de 86 filhos de antigos combatentes em todo o país”, frisou.

O Secretário de Estado destacou o sector agrícola como um dos maiores empregadores e mencionou a implementação do projecto de constituição de cooperativas para o apoio sustentável de várias famílias de antigos combatentes, num total de 126 cooperativas, nas áreas de agricultura, pecuária e pescas, integrando um total de 8. 513 associados.

Domingos Tchikanha frisou os esforços implementados para tornar o Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas auto-suficiente e menos dependente do Orçamento Geral do Estado, promovendo várias políticas de investimento participativo e não participativo em diversas infraestruturas.

Comunicar por Angola é um projecto do executivo com a chancela do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no qual várias instituições do governo são convidadas a apresentar seus programas de desenvolvimento e objectivos alinhados ao Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023–2027).

تشاندينهو