Fin Adviser

Todas Notícias > LANÇADA PRIMEIRA SOCIEDADE DE CAPITAL DE RISCOS DE APOIO AOS PROJECTOS NACIONAIS DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA

LANÇADA  PRIMEIRA  SOCIEDADE DE CAPITAL DE RISCOS DE APOIO AOS PROJECTOS NACIONAIS DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA

  28 Mar 2024

LANÇADA PRIMEIRA SOCIEDADE DE CAPITAL DE RISCOS DE APOIO AOS PROJECTOS NACIONAIS DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA

Foi lançada, nesta quarta-feira, em Luanda, a primeira Sociedade de Capital de Riscos, com um fundo de 250 milhões de dólares, para apoiar os projectos de empresas angolanas que prestam serviços à indústria de petróleo e gás.

No encerramento do evento, o ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, considerou que a primeira Sociedade de Capital de Risco "PetroFund, S.A” constitui-se numa resposta do sector privado aos apelos do Executivo.

Conforme fez questão de lembrar, o apoio e financiamento às empresas de conteúdo local do sector petrolífero é importante. Por essa razão, disse que o mesmo sinaliza o desenvolvimento e o fortalecimento do sector privado.

Por sua vez, o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, que fez a abertura da cerimónia de apresentação da PetroFund, considerou que para que se tenha empresas nacionais sustentáveis, bem organizadas e com qualidade, neste processo que é muito risco em termos de capacidade técnica e financeira, é necessário algumas estruturas financeiras que possam dar suporte ao desenvolvimento das empresas nacionais.

O governante garantiu, igualmente, apoio institucional à PetroFund e a todas as iniciativas que busquem a sustentabilidade do sector. José Barroso representou no evento a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, que foi convidada para presidir à abertura do lançamento da PetroFund.

Metas ambiciosas

O presidente do Conselho de Administração da PetroFund, Vicente Inácio, afirmou que o conteúdo local representa um peso de dois a três por cento dos negócios do sector petrolífero. Contudo, estão identificados 54 biliões de dólares em investimentos para os próximos anos e o desafio é captar essas oportunidades.

"Vamos empenhar-nos para que, em 2030, cheguemos a 7,5 ou 10 por cento”, afirmou.

A sociedade de capital de riscos apoia projectos de elevado potencial que buscam por financiamentos.

تشاندينهو