O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto já processou 326,59 toneladas de cargas diversas, dos quais 310, 20 de importação e 16,39 de exportação, desde o início das Operações em Dezembro de 2023.
Segundo um comunicado de imprensa, as operações de carga foram realizadas com aeronaves do tipo Boeing 747-400, 737-800, Antonov 12 e Antonov 24 com frequência média de três a quatro voos por semana, operadas pelas companhias Grupo Liz, TAAG, Multiflight e Celta.
A nota refere que estando prevista as fases de 2 e 3 que visam activação do terminal de passageiros para voos domésticos e internacionais, e também receber as cargas armazenadas nos porões das aeronaves, "já foi iniciado um complexo processo que abrange desde a extensão da certificação da operacional e aduaneira para o processo de passageiros e bagagens".
Ao mesmo tempo, adianta o comunicado, decorre o dimensionamento e mapeamento quanto às necessário do capital humano para a composição total do do quadro de colaboradores a enquadrar, pelo que estes profissionais foram seleccionados por via de um concurso público realizado em 2023.
Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado no município de Icolo e Bengo, Bom Jesus, possui duas pistas de aterragem e descolagem com capacidade para receber aeronaves de médio e grande porte como o B747-800 e o A380.
Tem, igualmente, capacidade para receber até 15 milhões de passageiros e 130 mil toneladas de carga por ano. Além disso, o complexo de cargas oferece instalações seguras e eficientes para o manuseio de diversos tipos de mercadorias, incluindo refrigeradas, perigosas, valiosas e animais vivos.