Fin Adviser

Todas Notícias > MINISTÉRIO DA SAÚDE ENTREGA MEIOS PARA SUPORTE DO SECTOR

MINISTÉRIO DA SAÚDE ENTREGA MEIOS PARA SUPORTE DO SECTOR

  30 Dec 2023

MINISTÉRIO DA SAÚDE ENTREGA MEIOS PARA SUPORTE DO SECTOR

O Ministério da Saúde entregou, nesta sexta-feira, em Luanda, 77 ambulâncias de suporte básico e 88 carrinhas, de um lote de 364 viaturas, para reforçar o sector nos 164 municípios do país.

O acto foi marcado pela entrega, ontem, das primeiras ambulâncias de suporte básico e carrinhas à direcção do Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que as ambulâncias são do modelo Toyota Land Cruiser e as carrinhas do tipo Toyota Hilux, num total de 364, cuja frota fica completa no final do próximo mês de Março, em todo o país. "Vamos receber mais meios rolantes no final de Janeiro, depois em Fevereiro. A frota vai estar toda completa em Março”, garantiu.

Na primeira fase, explicou, pretendem reforçar a mobilidade dos Gabinetes Provinciais de Saúde, com as carrinhas, de forma que estes consigam fazer uma melhor vigilância epidemiológica dos municípios.

Sílvia Lutucuta reconheceu os problemas de transporte para a deslocação das equipas da Saúde nos municípios, para as actividades de vacinação ou vigilância epidemiológica. "As viaturas foram adquiridas com um financiamento da Société Générale, um dos bancos de referência da Europa”, disse.

Em relação ao valor para a adquirir a frota de 364 viaturas, Sílvia Lutucuta disse que cada uma das ambulâncias de suporte básico custou cerca de 80 milhões de kwanzas, enquanto o preço de uma carrinha apetrechada varia entre os 20 e 25 milhões.

A primazia, referiu, vão ser, na primeira fase, as províncias do Cuando Cubango, Uíge e algumas das regiões Leste e Norte do país. "Todos os municípios vão ter ambulâncias até ao final de Março”, prometeu, acrescentando que deste primeiro lote algumas províncias vão receber seis, cinco e outras três meios, a serem atribuídas com base na extensão geográfica da localidade, assim como na densidade populacional e o número de unidades sanitárias.

Cem ambulâncias para o INEMA

O Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) será reforçado, no próximo ano, com cerca de 100 ambulâncias de suporte avançado, revelou, esta sexta feira , em Luanda, fonte do Ministério da Saúde.

De acordo com o técnico de Saúde Mateus Paulo, as ambulâncias de suporte avançado estão equipadas com uma série de instrumentos, entre os quais dispositivos de alta tecnologia e diversos equipamentos essenciais para o atendimento ao paciente em estado crítico. A ambulância de suporte básico é utilizada em casos de urgência, onde existe necessidade de pronto atendimento, mas sem risco de morte iminente. "Nesta ambulância, o resgate pode ser feito pelo motorista/socorrista e um técnico de enfermagem”.

تشاندينهو