A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, apontou, nesta quarta-feira, em Luanda, como uma das metas do sector até 2025 a criação de centros regionais de atendimento oncológico. Sílvia Lutucuta, que falava durante uma visita de constatação das obras em curso nos Hospitais Gerais de Viana e Cacuaco, disse estar-se num processo de descentralização dos serviços de oncologia.
"A meta é que, até 2025, se consiga ter mais um hospital oncológico e algumas valências de oncologia no Hospital Municipal da Samba. Estamos num processo de descentralização dos serviços, pelo menos no que toca ao diagnóstico e tratamento com quimioterapia”, adiantou a ministra, referindo que se vai começar no Bengo, depois no Huambo e finalmente Huíla.
"Queremos regionalizar os centros de atendimento oncológico para evitar viagens de grandes distâncias”, disse Sílvia Lutucuta, sublinhando que tudo isso passa pelo processo de formação de quadros, já em curso a nível nacional.
Durante a visita, a ministra reafirmou que o futuro Hospital Geral de Viana, em construção no distrito urbano do Zango, em Luanda, entra em funcionamento em Abril, com os recursos humanos e pacientes internados no Hospital Américo Boavida. O Hospital de Viana, disse, será entregue em Fevereiro.