Fin Adviser

Todas Notícias > INAPEM LANÇA” CROWDFUNDING” PARA FINANCIAR EMPREENDEDORES

INAPEM LANÇA” CROWDFUNDING” PARA FINANCIAR EMPREENDEDORES

  30 Jun 2023

INAPEM LANÇA” CROWDFUNDING” PARA FINANCIAR EMPREENDEDORES

O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) apresenta, no segundo semestre deste ano, em Luanda, a plataforma “INAPEM Crowdfunding”, que vai facilitar as startups, empreendedores e empresários, a obterem financiamentos, sem terem a necessidade de recorrer à banca comercial para beneficiarem de um crédito bancário.

A informação foi avançada, em Benguela, pelo chefe de Departamento de Financiamento do INAPEM, Lukeni Araújo, durante a pré-apresentação da plataforma Crowdfunding, enquadrada no programa de conferências da 12ª edição da Feira Internacional (FIB), que decorreu de 24 a 27 do mês em curso.

Lukeni Araújo indicou que o Crowdfunding, que em português significa "financiamento colectivo”, é uma ferramenta inovadora, através da qual os empresários vão poder colocar os seus produtos e serviços para acessarem novas fontes de financiamento.

De acordo com o chefe de Departamento de Financiamento do INAPEM, a plataforma é acessível e fácil de ser usada, tornando-a ideal para qualquer pessoa interessada em criar campanhas de financiamento colectivo "crowdfunding” ou investir em projectos promissores.

Lukeni Araújo apontou que a plataforma INAPEM Crowdfunding foi criada com o pensamento de apoiar as startups, empreendedores e investidores que procuram novas fontes de financiamento para os seus projectos. Fez saber que o limite máximo de financiamento é de um milhão de kwanzas.

"A plataforma Crowdfunding não funciona como um banco comercial. Aqui, as pessoas que se interessarem por um determinado projecto podem angariar o montante necessário para a empresa funcionar. Ou seja, os investidores podem navegar pela plataforma, procurarem os projectos interessantes e investirem nas campanhas de angariação de fundos que desejam apoiar”, disse.

Lukeni Araújo explicou que na plataforma os empreendedores podem criar campanhas de crowdfunding, definirem os seus objectivos financeiros e oferecerem recompensas aos investidores.

Segundo o orador, a plataforma INAPEM Crowdfunding visa proporcionar uma alternativa viável de financiamento para as startups e empreendedores em Angola. Acrescentou que a plataforma visa, também, fomentar o empreendedorismo, inovação e o contributo para o desenvolvimento económico e social do país.

Plataforma vai atrair mais Start-ups

De acordo com Lukeni Araújo, espera-se, no curto prazo, que a plataforma atraia o maior número de startups e empreendedores para se dar início à realização das campanhas de crowdfunding. Adiantou que com o funcionamento da plataforma, espera-se que a mesma se torne uma referência no ecossistema de startups e empreendedorismo no país.

Destacou que, no longo prazo, o objectivo do INAPEM é consolidar a plataforma como uma fonte confiável e acessível de financiamento para startups em todo o país.

Segundo o orador Lukeni Araújo, o INAPEM espera que a plataforma contribua para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios inovadores e à geração de empregos.

"A plataforma oferece uma visão geral clara de como funciona o processo de criação de campanhas e investimentos, além de disponibilizar recursos para monitorar o desempenho das campanhas e gerenciar os investimentos. Com o INAPEM Crowdfunding, esperamos gerar um impacto positivo no ecossistema de startups em Angola e ajudar a impulsionar o desenvolvimento económico”, disse, reforçando que a plataforma vai ser monitorada regularmente, para garantir a transparência e confiabilidade das campanhas colectivas de financiamento.

Lembrou que, em Angola, a campanha de crowdfunding da T'Leva, um aplicativo de transporte urbano, arrecadou mais de 18 milhões de kwanzas em 2018.

O que é o Crowdfunding?

O Crowdfunding ou financiamento colectivo é um modelo de arrecadação de fundos, onde várias pessoas contribuem financeiramente para apoiar um projecto, causa ou empreendimento específico.

Ao invés de depender de um único investidor ou instituição financeira, o crowdfunding permite que um grande número de pessoas contribua com pequenas quantias de dinheiro para atingir uma meta financeira estabelecida. Essa forma de financiamento ocorre, geralmente, por meio de plataformas online, onde os projectos são apresentados e os interessados em contribuir podem fazer doações ou investimentos, dependendo do tipo de crowdfunding.

Em troca, os apoiadores podem receber recompensas ou benefícios relacionados ao projecto, como produtos, serviços ou até mesmo participação nos lucros.

O crowdfunding é usado para uma variedade de finalidades, desde o apoio a projectos artísticos, culturais, económicos, sociais, financiamento de startups e lançamento de novos produtos no mercado.

تشاندينهو