Fin Adviser

Todas Notícias > IGAE DEVOLVE BENS RECUPERADOS DE ANTIGOS GESTORES PÚBLICOS

IGAE DEVOLVE BENS RECUPERADOS DE ANTIGOS GESTORES PÚBLICOS

  18 May 2023

IGAE DEVOLVE BENS RECUPERADOS DE ANTIGOS GESTORES PÚBLICOS

Onze viaturas recuperadas de antigos gestores públicos, das quais quatro da Administração Municipal do Cazenga e sete do Distrito Urbano do Kilamba, foram, esta quarta-feira, devolvidas ao Governo da Província de Luanda (GPL) pela Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE).

A entrega simbólica foi feita pelo inspector geral da Admnistração do Estado (IGAE), Sebastião Gunza, ao governador Manuel Homem, a fim de serem restituídas às respectivas administrações.

Entre os veículos resgatados destacam-se dois Mitsubish i Pajero, um Toyota Land Cruiser e um Ford Ecosport. Foram igualmente entregues nove automóveis Hyundai, modelo Grand I10, e três motorizadas LingKen.

Além dos meios rolantes, a IGAE entregou as chaves de três residências de função, sendo duas T1 da Administração do Distrito Urbano do Kilamba e outra da Escola Ngola Nzinga.

Na ocasião, o inspector geral da Administração do Estado, Sebastião Gunza, informou que esta recuperação é resultante do quadro de transparência no sector da Administração Pública.

Sebastião Gunza disse que o mesmo processo continuará a ser operacionalizado para controlar e evitar o apoderamento ilegal dos bens públicos.

Por sua vez, o governador de Luanda, Manuel Homem, referiu que na sua gestão tem assegurado e garantido a autoridade do Estado.

Manuel Homem explicou que este acto não é apenas para a promoção da participação cívica dos citadinos, mas também para assegurar que a nível do GPL os funcionários estejam comprometidos com aquelas regras de gestão e funcionamento da Administração Pública.

O governador de Luanda sublinhou que o apelo tem sido que enquanto gestores se deve cumprir rigorosamente as regras de gestão do património público, visando dar resposta e protecção aos bens do Estado. Daí que, segundo o governante, estão firmemente a privilegiar que os gestores locais tenham um comportamento íntegro.

تشاندينهو