Palestras

Com objectivo de garantir o acesso do público ao conhecimento permanente, o Centro de Imprensa Aníbal de Melo promove palestras e incentiva à investigação. O objectivo é passar conhecimento à sociedade, com clareza e interactividade. O conteúdo e a abordagem são adaptados a realidade actual do país, sempre promovendo a qualidade do ensino.


Ciclo de Palestras Abre no CIAM

O ciclo de palestras inserido nos 11 compromissos de protecção à criança, agendado para o corrente ano, pelo Centro de Imprensa Aníbal de Melo e o Conselho Nacional da Criança teve inicio hoje, 30 de Março de 2015, durante uma cerimónia presidida pelo Ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua.

A actividade enquadra-se no programa de actividades do CIAM para a chamada de responsabilidade e reflexão profunda da sociedade em relação aos compromissos assumidos pelo Executivo Angolano, na necessidade de se prestar a atenção necessária à criança, enquanto factor insubstituível para o desenvolvimento sustentável do país.

Durante a palestra foram debatidos os temas "Esperança de Vida ao Nascer" e "Segurança Alimentar e Nutricional", matérias que preenchem os Iº e IIº compromissos da lista constituída pelo governo angolano, na perspectiva de melhoria e protecção especial dos indivíduos em idade infantil na Republica de Angola.

O Centro de Imprensa Aníbal de Melo visa desta forma contribuir e empreender os esforços necessários, para a sensibilização da sociedade e autoridades em relação a importância que representam as crianças para o futuro da nação angolana.

A palestra completamente animada teve como prelectores técnicos especializados do Ministério da Saúde, da Energia e Águas, do Ministério do Ambiente e da Agricultura.

As referidas actividades acontecerão de forma regular na sala de conferências do CIAM, durante o ano em curso, ate a conclusão dos debates incluídos nos 11 temas inseridos na lista de prioridades do Executivo Central em relação a criança.

Estiveram presentes durante a cerimónia de abertura, além de outras entidades, o Ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, a Secretaria de Estado para a Reinserção Social, Representantes do Conselho Nacional da Criança, do Ministério da Saúde, Ambiente, Energia e Águas, entidades particulares e público em geral.

Could not load widget with the id 0.


Dia da Mulher Africana

O 31 de Julho, Dia da Mulher Africana, foi tema de uma palestra realizada pelo Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) no quadro das inúmeras actividades que visaram assinalar os festejos da efeméride. A ocasião juntou centena de mulheres em representação de vários extractos sociais, que fizeram questão de reflectir em torno de um dia histórico. A sessão de abertura foi presidida pela secretaria-geral da OMA, Luzia Inglês.


 

Diplomacia do Presidente da República

Um dos temas que maior interesse e destaque mereceu no leque de palestras organizadas pelo Centro de Imprensa prendeu-se com a discussão a volta da "Diplomacia do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na resolução de conflitos em África". A iniciativa conjunta de promover o evento na Sala de Conferências do CIAM, em Luanda, partiu da Organização da Mulher Angolana (OMA), no âmbito de uma parceria com a direcção do Centro de Imprensa. A palestra esteve também enquadrada nos festejos do 72º aniversário do Chefe de Estado Angolano.


 

A importância do uso das novas tecnologias

A importância da educação, da ciência e do uso das novas tecnologias no contexto angolano e a sua incidência nos jovens e mulheres foi outro dos temas para palestra escolhido pelo Centro de Imprensa, no âmbito da jornadas comemorativas do 31 de Julho, Dia da Mulher Africana. Durante o colóquio ficou patente a necessidade imperiosa da sociedade incentivar o uso das novas tecnologias no seio da juventude.


 

Papel do Presidente da Republica em África

Nesta palestra subordinada ao tema "O Papel do Presidente da Republica na Diplomacia Africana" as grandes abordagens a volta do desempenho, feitos e contribuições do Presidente José Eduardo dos Santos. Belarmino Van Dúnem, figura convidada para ministrar a palestra, destacou o percurso do presidente angolano, como homem de cultura , do desporto , socialmente integrado e diplomata nato.

6 FOTOS...


 

Contributo do Chefe de Estado na Economia Angolana

A palestra promovida pelo Grupo de Mulheres dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República de Angola sobre o contributo pessoal do Chefe de estado Angola no desenvolvimento da Economia Nacional arrastou uma multidão para a Sala de Conferências do Centro de Imprensa Aníbal de Melo. Coube ao economista José Pedro de Morais Júnior liderar a palestra, que enumerou as várias acções tomadas pelo Líder Angolano nas diversas fases conturbadas do processo angolano, que atravessou um conturbado período de conflito armado, encerrado em 2002.

6 FOTOS...


 

A trajectória cultural do povo angolano

A realização do segundo festival nacional de cultura, em Angola, também conhecido como Fenacult, motivou a realização de uma Palestra no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, onde os participantes puderam interagir com a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva. O evento serviu também para o lançamento do festival e a apresentação do programa da maior festa de Cultura Angolana , que abrangera todo o território nacional.

Anuncie aqui

Copyright © 2012 CIAM - Centro de Imprensa Aníbal de Melo
Powered by 7App.pt 

Google+

Google+