Outras informações

Turismo:

Barra do Kwanza – Luanda, Parque Nacional da Quissama – Luanda, Caxueira –Kwanza-Sul, Serra da Leba-Huila, Morro Moco – Huambo, Quedas de Kalandula -Malange, Bem Casado-Malange ,Pedras Negras do Pungo Ndongo-Malange,Parque Nacional de kangandala –Malange, Parque nacional do Yona – Namibe, Fenda da Tundavala – Huila, Praia Morena  - Benguela, Mussulo – Luanda, Ilha de Luanda.

Cidade de Luanda :

Luanda é capital da república de Angola. Tem um clima tropical com duas estações, sendo a época chuvosa que vai de Setembro a Abril, e a época seca (cacimbo) vai de Maio a Agosto é mais fresca, tem uma temperatura média de 25º C .

A cidade de Luanda tem uma área de 2.257 Km2 (é a mas pequena província do país), a sua população é estimada em 6 milhões. Etnograficamente a população é muito heterogénea, uma vez que Luanda foi o destino das populações que durante anos fugiam da guerra nas variadas províncias do País.

O grupo étnico dos povos originais de Luanda é o dos Ambundo, no entanto Luanda é hoje uma cidade de encontro de culturas, uma vez que se encontra aqui também muita gente das mais variadas partes do pais e do mundo, que vai marcando o seu quotidiano de uma forma directa ou indirecta.

A língua nacional mas falada na província é o Kimbundu, e a sua população dedica-se maioritariamente aos serviços e comércio.

Existem algumas figuras típicas da vida citadina como a bessangana (Caracteriza-se pelo seu porte altivo e por se trajar de forma tradicional, com panos), quitandeira (hoje também chamado de zungueira), o pescador da ilha. Foram surgindo outras figuras características como os candongueiros (motoristas de táxi) e os roboteiros (que transportam mercadorias em carros de uma só roda)

Os Muxiluanda (Singular –Axi luanda ) são os habitantes da Ilha do Cabo que desenvolvem uma forma de vida própria muito ligada a sua principal actividade - a pesca. Caluanda é o nome dado aos nativos de luanda .

Sabia que bessangana deriva da adaptação das expressões "Besa" – bênção e "ngana" senhora e significa na verdade "a sua bênção ".

Anuncie aqui

Copyright © 2012 CIAM - Centro de Imprensa Aníbal de Melo
Powered by 7App.pt 

Google+

Google+