Conheça Angola

Angola situa-se na região ocidental da Africa Austral. O seu território estende-se por uma superfície de 1.224.700 Km² com 1.650 Km de costa e 4.837 Km de fronteira terrestre. Faz fronteira a Norte com a República do Congo Brazzaville e com a República Democrática do Congo, a Leste com a Republica Democrático de Congo e a Republica da Zâmbia, a Sul com a República da Namíbia e a Oeste com o Oceano Atlântico.

A localização de Angola, na zona intertropical e subtropical do Hemisfério Sul, a proximidade do mar, a corrente fria de Benguela e as características do relevo são os factores que determinam e caracterizam duas regiões climatéricas distintas, a região litoral com uma temperatura média anual de 23ªC e a região interior com temperatura média anual de 19ªC.

O nome de Angola deriva da palavra Bantu ‹‹N´gola›› ,titulo dos governantes da região no Seculo XVI , época em que c começou a colonização da região por Portugal ,que durou 500 anos .Foi uma Colonia portuguesa até 1975, e esteve em guerra entre 1961 a 2002. Depois de uma luta armada de 14 anos (contra a colonização portuguesa, iniciada em 1961), (teve) proclamou a sua independência a 11 de Novembro de 1975, sendo o fundador da nação e primeiro presidente o Dr. António Agostinho Neto.

A população Angolana é de 16.000.000 de habitantes (estimativa) e a sua origem étnica é maioritariamente Bantu.

O português é a única língua oficial de Angola, no entanto o país conta com cerca de duas dezenas de duas dezenas de Línguas Nacionais, das quais seis com maior expressão, Quicongo (ou Kikongo), Quimbundo (ou Kimbundo), Chocué (ou tchokwé) Umbundo (ou Ovimbundu ), Mbunda e Cuanhama (Kwanyama ou oxikwama).
A primeira cidade a ser fundada foi Luanda em 1575, sendo os principais centros urbanos actualmente, além de Luanda (Capital), Huambo (ex. Nova Lisboa), Benguela, Lobito, Lubango (ex- Sã da Bandeira) e Cabinda.

Cada Província de Angola tem povos nativos com culturas muito específicas.
Angola esta dividida em 18 Províncias: Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cunene, Huambo, Huila, Kuando, Kuabango, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Malang , Moxico, Namibe, Uíge e Zaire.

Angola vive novos tempos e com a paz e reconstrução Nacional abrem-se novos horizontes, desafios, e consequentemente novas oportunidades para o desenvolvimento de novos projectos. Com a paz, Angola tornou-se um Destino Turístico por excelência, graças ao ecoturismo, â riqueza da sua cultura tradicional, às suas belíssimas praias de águas quentes, as suas planícies, as suas montanhas que rasgam os céus de Africa.

O Pais favorece igualmente o turismo de natureza tendo uma fauna rica e variada em vários pontos do território, rios e lagos onde se destaca a presença de espécies raras. A fim de preservar algumas espécies animais e vegetais ameaçada de extinção, forma delimitados Parques e Reservas Naturais em todo o território. Este sistema ficou dividido em: Parques nacionais, Reservas Integrais, Reservas Especiais e Coutadas de Caça, que sem sobra de dúvida constituem potenciais aliciantes param a prática do turismo cinegético.

Anuncie aqui

Copyright © 2012 CIAM - Centro de Imprensa Aníbal de Melo
Powered by 7App.pt 

Google+

Google+